
Conheça os
artistas convidados
A linha artistas fala de vinhos que identificam um determinado território de origem da uva, tentamos trabalhar com variedades que repetiremos ano após ano, nesta linha, nosso vinhateiro tentará intervir o mínimo possível no caráter varietal da uva, respeitando o que a natureza nos entregar. O nome dessa linha faz alusão a assinatura de um artista convidado para cada safra, onde eternizará sua arte naquele rótulo que não se repetirá.
Safra 2019
Os vinhos da safra 2019 tiveram sua arte desenvolvida pela artista e ceramista Dudi Ribeiro. Natural de Sarandi, adotou Gramado como sua cidade base há mais de quarenta anos. Casada com Jorge Ribeiro, mãe de três filhos, Cris, Ramiro e Rafa, avó de quatro lindas netas, Bárbara, Vitória, Anita e Marina. Formada em Belas Artes pela UCS passou a buscar um estilo próprio na cerâmica. Após vários cursos, desenvolveu técnicas combinando tintas, óxidos, corantes e outros elementos e com diversas temperaturas obtém resultados surpreendentes. Divide sua arte em duas linhas: Arte per Dudi. “Inspirada em fragmentos em que a argila na sua própria reação ao fogo apresenta, surgem efeitos e formas inesperadas. No segmento da Arte per Dudi – Fragmentos da Arte, deixo fluir a energia e não considero teorias ou técnicas, apenas deixo que um impulso desconhecido conduza minhas mãos. É o calor do fogo que faz o resto, é a combustão sobre a matéria e quando tudo se acalma e esfria e a argila enfim descansa ai sim vem o surpreendente.”. Na linha Cerâmica de Utilitá, peças utilitárias com um toque de arte, mesclando cerâmica, rottin, junco, palha... É uma linha com peças variadas, com jogos de fondue, jogos de chá... Enfim, peças para os amantes da culinária que não abrem mão de beleza na cozinha.

Dudi Ribeiro
“Quando meu filho Cris me falou de que artistas seriam convidados para participar do processo de criação dos rótulos da Arte Líquida e que eu seria a primeira, tive certa insegurança, pois acostumada com esmaltes vitrificáveis, teria que fazer uso de materiais diferentes para ter um resultado que pudesse ser usado na finalização da arte dos rótulos. Saí de minha zona de conforto e parti para aquarela, crayon, paste... Enfim, consegui um resultado que pudesse ser usado. Foi desafiador mas emocionante fazer parte desse momento da Arte Líquida e ver meu trabalho gravado no vidro das garrafas do vinho, material que é o início de minha arte, vidro em pó”.

Safra 2020
"Graduada em educação artística com habilitação em artes plásticas (licenciatura plena) pela Universidade de Caxias do Sul.
Teve o privilégio de publicar na revista americana "The Decorative Painter", mantida pela Society of Decorative Painters - organização mais prestigiada mundialmente em pintura decorativa. A SDP promove a "Annual International Conference & Expo", onde já participou em diversas edições: Tampa (FL), Las Vegas (NV), Wichita (KS) e Chicago (IL).
Certificada como Artista Decorativo RS (CAD), CPAD (Certificación Profesional en Artes Decorativas), homenageada pela AGAPA (Associação Gaúcha de Pintura Artística) e com diversas premiações na América Latina.
O "Atelier Laci" participou de algumas edições da revista de artes plásticas DARTIS, além do caderno "Casa&Cia" do jornal ZeroHora.
Há 20 anos ministra cursos regulares de pintura decorativa em seu próprio atelier localizado em Canela (serra gaúcha), desenvolvendo técnicas como Khokhloma, Bauernmalerei, Arte Brasil, Rendas, azulejos portugueses e efeitos especiais sobre diferentes substratos."

Laci Stopassola


Safra 2021
"Desde criança dentro de mim a natureza despertava grande admiração pelas árvores, flores, céu, nuvens e pelo entardecer com o por do sol. Essas observações levaram-me a desenhar e pintar com grande emoção desde a adolescência.
Casei em 1960 com Jacques Rabello Ribas, tivemos duas filhas – Adriana e Cátia, e os netos – Rodrigo e Lorenzo, filhos da Adriana. Durante muito tempo me dediquei à família e ao meu trabalho como Professora Estadual.
Retornei aos estudos artísticos em 2005 com orientação em pintura com a artista Vera Wildner no Atelier Estágio.
Entre outros aprimoramentos e cursos, tive aula de pintura com o artista Fernando Baril e de conhecimento teóricos da arte contemporânea com a artista Beth Gloeden, ambos no Atelier do artista.
Meu trabalho é reflexo da minha inquietude artística, da observação de cores e imagens subjetivas que servem de inspiração e ponto de partida para as minhas criações. Costumo empregar diversas técnicas que se projetam através do uso da espátula e de outros materiais tais como: colagem, pó de mármore folha de ouro e tinta acrílica para alcançar cores e luzes.
A partir da maturidade artística realizei desde 2006 diversas exposições coletivas, em Porto Alegre onde resido, em diversas cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo e fora do Brasil, no Museu Pedro de Osma – Lima – Peru.
Convidada pelo meu sobrinho e afilhado Cristiano Ribeiro a desenvolver rótulos para a safra de vinhos da Arte Líquida, me desafiei como artista a buscar inspiração nos aromas e sabores dos vinhos, dialogando com o meu estilo de pintura em novas explorações que resultaram em uma experiência enriquecedora."

Vitória Brasileira Davoglio Ribas


Jovem artista de Gramado, apaixonado por explorar o mundo conhecer novas culturas por meio de arte e pessoas, que agora busca expressar sua realidade com bastante técnica e sensibilidade para poder incorporar momentos e sentimentos a uma obra.
"Fiquei muito feliz e honrado em poder fazer parte deste projeto, especialmente se tratando de uma homenagem. O material usado foi o carvão, um material rústico que mostra presença forte com texturas escuras, mas que pode ser também usado cuidadosamente para atingir detalhes sutis. Usando o para estampar alegria e força, força que vai do aperto de mão no primeiro plano até o fundo com a representação da prensa usada para o vinho."

Jonatan G.

Safra 2022
Para os rótulos da safra 2022, buscávamos inspiração tentando encontrar nosso artista, até que, em uma visita a Cambará do Sul, conhecemos o trabalho de Egon Filter em um retrato exposto. A conexão foi imediata com nosso projeto. Referência em Astrofotografia, Aurora Boreal e fotografia de Expedições, Egon Filter tem paixão por fotografar paisagens noturnas, longe da poluição luminosa das cidades, em locais de beleza cênica singular, sempre procurando conectar na imagem a Terra e o que conhecemos do Universo: as estrelas da Via-Láctea, as auroras e outros incríveis fenômenos da natureza.
Sua trajetória profissional culminou no Prêmio Internacional de Astrofotografia da NASA e IDA (International Dark Sky Association), em 2021, e no reconhecimento de seu trabalho em vários APODs da NASA, publicados em 2019/2021/2022, no intuito de demonstrar fotograficamente eventos galácticos. Atualmente, ministra MasterClasses de astrofotografia, workshops, palestras e acompanha expedições fotográficas no Brasil e Exterior, além de comercializar as suas imagens impressas em FineArt para o público em geral – tendo como base a cidade de Cambará do Sul/RS - Brasil.
Ao ser convidado para assinar os rótulos da safra 2022 de nosso projeto, depois de alguns contatos e conversas, aceitou o desafio. Para cada vinho, serão três ao total, selecionou uma fotografia de sua autoria que, em sua percepção, fala da essência de cada um.

Egon Filter


