top of page

Linha Macerado

Nesta linha, os vinhos são elaborados a partir de uvas brancas e passam vários dias em contato com suas cascas, diferente dos brancos tradicionais. Esse tempo em maceração com as cascas, pode variar de poucos dias até um ano. São vinhos mais sérios, que pedem alguns anos de garrafa até atingirem seu melhor. Vinhos de contemplação.

linha-macerado-topo1
linha-macerado-topo2
linha-macerado-topo3

Safra 2020

vinho-macerado-xv-matias-michelini-2020

Disponível em garrafa magnum (1,5L)

MACERADO XV 2020

Nosso primeiro vinho branco macerado, elaborado com contato prolongado com as cascas, é feito a partir da uva Gewürztraminer. Para nossa grata surpresa, esse vinho se tornou um dos mais buscados na Família Arte Líquida. Produzir um branco macerado sempre foi um desejo para a linha Ensaios. Em 2019, não conseguimos realizar este projeto, mas na safra de 2020, com condições climáticas favoráveis, tivemos a oportunidade de criar nosso branco de maceração prolongada. O processo envolveu 15 dias de skin contact. As uvas chegaram de Encruzilhada do Sul no dia 15 de fevereiro, por volta das 7h da manhã, após uma viagem noturna em clima fresco. Com tudo preparado, desengaçamos as uvas diretamente em um tanque de 1000L, cujo bocal estreito permitia a realização de pigeages manuais de 3 a 4 vezes ao dia. Após 15 dias de maceração e análises frequentes para controlar os riscos dessa vinificação, decidimos realizar a descuba. Sem prensar, separamos o suco das cascas e transferimos para outro tanque, onde a fermentação foi finalizada em um ambiente mais seguro e vedado. Antes do engarrafamento, realizamos dois transvases de limpeza por sedimentação natural. Esse vinho foi inspirado no famoso Torrontés Brutal, do viticultor Matías Michelini, um branco macerado de grande sucesso na Argentina e reconhecido internacionalmente.

vinho-macerado-cclxv-matias-michelini-2020

MACERADO CCCLXV 2020

Sempre tivemos o desejo de incluir uma linha de vinhos brancos macerados em nossa vinícola. Em 2020, realizamos esse sonho ao elaborar nosso primeiro vinho laranja. Nosso Macerado XV 2020 foi produzido a partir da uva Gewürztraminer, com 15 dias de macerção pelicular. No entanto, nosso vinhateiro buscava algo mais ousado, inspirado nos autênticos vinhos laranjas ancestrais. Selecionamos um tanque de 300L, onde deixamos o vinho repousar com suas cascas. O tempo passou: 60 dias, 90 dias, até que alcançamos 180 dias de maceração. O vinho foi analisado e percebemos uma evolução incrível, com todos os parâmetros controlados. Decidimos ir além. Após 1 ano completo – 365 dias de maceração pelicular – o vinho foi retirado das cascas, revelando uma cor âmbar espetacular, com tonalidade de ouro translúcido. No entanto, ao provar, percebemos que estava extremamente tânico e denso, quase impossível de ser bebido. Decidimos então colocá-lo em uma barrica de carvalho francês de terceiro uso, desta vez sem as cascas, por mais 6 meses. Após esse período, o vinho passou por uma estabilização natural final antes de ser engarrafado. Agora, três anos após a safra e com muito trabalho envolvido, esse vinho está lentamente chegando ao mercado. Um verdadeiro vinho âmbar de complexidade impressionante, ideal para momentos de meditação e apreciação.

Safra 2022

vinho-macerado-xvii-matias-michelini-2022

MACERADO XVII MOSCATO ANTIGO

Nosso segundo vinho macerado traz uma nova experiência. Desta vez, ao invés da Gewürztraminer, nos aventuramos com um clone da uva Moscatel, uma variedade conhecida como Moscato Antiga ou Moscato Branco. O resultado é um vinho de pura aromaticidade, perfeito para quem aprecia vinhos com intensos aromas florais e frutados.

bottom of page