top of page

Linha Artistas 2021

A Linha Artistas fala de vinhos de precisão, vinhos de regiões específicas, que expressem as características de sua variedade e de sua região de origem. Dirigidos a consumidores que busquem vinhos sérios e precisos. Nossa proposta é tentar repetir as variedades a cada ano, identificando as melhores uvas e melhores regiões. Nesta linha tentamos também repetir os parceiros viticultores, com o objetivo de dar uma sequência ao trabalho safra após safra.

 

O nome da linha é uma homenagem aos artistas que irão desenvolver os rótulos a cada ano. Cada safra terá seus rótulos assinados por um artista convidado, buscamos artistas locais que estejam de alguma forma conectados ao projeto. Entregamos uma garrafa de cada vinho daquele ano ao artista convidado e deixamos que ele se inspire, expressando através de sua arte, sua percepção do projeto e dos vinhos Arte Líquida.

vitória-davoglio-ribas-rótulos-linha-artista-2021

Desde criança dentro de mim a natureza despertava grande admiração pelas árvores, flores, céu, nuvens e pelo entardecer com o por do sol. Essas observações levaram-me a desenhar e pintar com grande emoção desde a adolescência.

 

Casei em 1960 com Jacques Rabello Ribas, tivemos duas filhas – Adriana e Cátia, e os netos – Rodrigo e Lorenzo, filhos da Adriana.  Durante muito tempo me dediquei à família e ao meu trabalho como Professora Estadual.

Retornei aos estudos artísticos em 2005 com orientação em pintura com a artista Vera Wildner no Atelier Estágio.

 

Entre outros aprimoramentos e cursos, tive aula de pintura com o artista Fernando Baril e de conhecimento teóricos da arte contemporânea com a artista Beth Gloeden, ambos no Atelier do artista.

 

Meu trabalho é reflexo da minha inquietude artística, da observação de cores e imagens subjetivas que servem de inspiração e ponto de partida para as minhas criações. Costumo empregar diversas técnicas que se projetam através do uso da espátula e de outros materiais tais como: colagem, pó de mármore folha de ouro e tinta acrílica para alcançar cores e luzes.

 

A partir da maturidade artística realizei desde 2006 diversas exposições coletivas, em Porto Alegre onde resido, em diversas cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo e fora do Brasil, no Museu Pedro de Osma – Lima – Peru.

Convidada pelo meu sobrinho e afilhado Cristiano Ribeiro a desenvolver rótulos para a safra de vinhos da Arte Líquida, me desafiei como artista a buscar inspiração nos aromas e sabores dos vinhos, dialogando com o meu estilo de pintura em novas explorações que resultaram em uma experiência enriquecedora.

Vitória Brasileira Davoglio Ribas

PINOT NOIR ENCRUZILHADA DO SUL

Talvez nosso Pinot mais importante até o momento. Um tinto de muita complexidade com uvas provenientes da região toponímica ao nome. Sua vinificação muita cuidadosa e estágio em barricas usadas mostram muita complexidade na obra final. Para nosso Pinot Noir da safra 2021, procuramos um vinhedo de um novo produtor localizado na mesma região de nossos dois Pinots da safra 2020, Encruzilhada do Sul na Serra do Sudeste, distante 290 km da cidade de Gramado, onde vinificamos nossos vinhos, o que por si só, já torna-se um grande e custoso desafio receber as uvas em perfeitas condições. O produtor escolhido, além de serem uma referência em viticultura no Brasil, são amigos próximos, o que acaba trazendo muita confiança na relação. Estamos falando da família Bertolini, hoje talvez entre os melhores produtores de uva do RS e, por que não dizer, do Brasil. A safra 2021 foi complexa, incompreensível, até mesmo tortuosa, tínhamos momentos de muito sol e calor, seguidos de longos dias chuvosos, cada região, cada variedade se comportou de maneira particular, foi um grande desafio. O que percebemos foi que, de maneira geral, as variedades precoces e as mais tardias, passaram de certa forma mais ilesas as chuvas, já as variedades intermediárias, sofreram enormemente, com grandes perdas em várias regiões. No caso de nosso Pinot Noir, podemos dizer que tivemos um misto de sorte e boas decisões. Como de costume, pedimos para receber as uvas um pouco antes que o normal, preservando a acidez natural e com álcool potencial um pouco mais baixo. Íamos avaliando as uvas semanalmente com o cuidado sensível do nosso parceiro Gustavo Bertolini, quando chegou o momento, exatamente no dia, não pensamos duas vezes, colheita e transporte. Em virtude das corretas tomadas de decisões, recebemos as uvas em perfeito estado sanitário e, dois depois, a chuva caiu sem trégua em Encruzilhada do Sul!! A sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Dentro da vinícola optamos por um processo clássico, não desengaçamos as uvas, as mesmas iam sendo jogadas com engaços para dentro de um fermentador aberto onde iam sendo pisadas ali mesmo. A fermentação iniciou de forma espontânea 72 horas depois, realizamos pigeages manuais de 3 a 4 vezes por dia nos primeiros dias e, conforme a densidade ia baixando, diminuíamos para 1 a 2 vezes por dia. Após 10 dias de maceração, descubamos e prensamos o vinho, juntando o vinho flor e 1ª prensagem suave em um tanque pulmão para homogeneizar todo o vinho. Após uma breve estabilização, trasfegamos os vinhos para as barricas onde estagiariam por 10 meses antes do engarrafamento.

Clique na imagem para abrir a ficha técnica >
vinho-encruzilhada-pinot-noir-2021

CABERNET FRANC VILA FLORES

Nosso primeiro tinto elaborado com esta variedade, de uvas provenientes da cidade de Vila Flores. A nossa alegria não poderia ser maior com o resultado, até hoje um dos tintos mais respeitados em nosso projeto. Para nosso primeiro Cabernet Franc varietal produzido até então, safra 2021, procuramos um vinhedo de um novo produtor, para nossa grata surpresa, talvez a única vitivinícola do Brasil administrada por uma ordem religiosa - a ordem dos Freis Capuchinhos, localizada em Vila Flores / RS. A safra 2021 foi complexa, incompreensível, até mesmo tortuosa, tínhamos momentos de muito sol e calor, seguidos de longos dias chuvosos, cada região, cada variedade se comportou de maneira particular, foi um grande desafio. O que percebemos foi que, de maneira geral, as variedades precoces e as mais tardias, passaram, de certa forma, mais ilesas às chuvas, já as variedades intermediárias, sofreram enormemente, com grandes perdas em várias regiões. No caso de nosso Cabernet Franc, podemos dizer que tivemos um misto de sorte, boas decisões e, por que não, uma benção por parte do vinhedo de onde vieram as uvas! Uva de ciclo intermediário, deveria ter pegado o grosso das chuvas, no entanto, por uma intervenção divina, parece que o vinhedo escapou do pior. Recebemos a uva em linda condição de saúde e sem doenças, o que nos permitiu um trabalho limpo e de pouca intervenção na vinícola. Dentro da vinícola optamos por um processo mais moderno de vinificação, desengaçamos as uvas com nossa desengaçadeira, o suco foi levado diretamente a um fermentador fechado de inox. Nos primeiros dias realizamos remontagens abertas com bomba e mangueiras, 2 a 3 vezes por dia, conforme a densidade ia baixando, realizamos as remontagens fechadas até que, ao término da fermentação alcoólica, realizávamos as remontagens de forma bem leve com baldes. Após aproximadamente 10 dias de maceração, descubamos e prensamos, levando o vinho flor e a 1ª prensagem mais leve para um tanque pulmão, posteriormente, levamos os vinhos as barricas de carvalho francês para um merecido repouso de aproximadamente 10 meses.

Clique na imagem para abrir a ficha técnica >
vinho-vila-flores-cabernet-franc-2021
jonatan-g-rótulos-linha-artista-2021

Jovem artista de Gramado, apaixonado por explorar o mundo conhecer novas culturas por meio de arte e pessoas, que agora busca expressar sua realidade com bastante técnica e sensibilidade para poder incorporar momentos e sentimentos a uma obra.


Fiquei muito feliz e honrado em poder fazer parte deste projeto, especialmente se tratando de uma homenagem. O material usado foi  o carvão, um material rústico que mostra presença forte com texturas escuras, mas que pode ser também usado cuidadosamente para atingir detalhes sutis. Usando o para estampar alegria e força, força que vai do aperto de mão no primeiro plano até o fundo com a representação da prensa usada para o vinho.


Jonatan G.

vinho-ciro-tinto-de-prensa-2021
ESGOTADO

CIRO TINTO DE PRENSA

Este vinho foi uma homenagem a um personagem muito importante dentro do projeto Arte Líquida, seu Ciro Dias - pai, sogro, avô e grande e incansável vinhateiro para qualquer empreitada. Um tinto corte de quase todas as prensagens realizadas até este ano. Este tinto foi nossa primeira aventura neste estilo, trabalhar com os vinhos prensa ao invés dos vinhos flor. Na verdade, costumamos cortar o primeiro suco escorrido ou o vinho “flor” de todos nossos vinhos produzidos com a primeira prensagem mais suave. O vinho prensa pode aportar muitas características interessantes ao conjunto da obra e não deve ser descartado. No entanto, a partir da segunda e terceira prensagens, um pouco mais vigorosas, podemos extrair componentes mais duros e rústicos das uvas, o que pode algumas vezes aportar aromas e características não muito desejadas. No entanto, optamos por fazer uma experiência com nossos vinhos desde nossa primeira safra em 2019, armazenar em um tanque separado os sucos provenientes das prensagens mais vigorosas. Não havia uma ordem específica, conforme vinificávamos cada safra, colocávamos o vinho prensa resultante neste tanque, desta forma, temos 3 safras diferentes de várias uvas. Nossa ideia era saber o que o tempo poderia fazer com este corte. Nossas expectativas iam se confirmando, no início o vinho estava muito difícil, duro, desencontrado, as notas terrosas, herbáceas, redutivas, estavam todas ali, quando ele parecia estar se encontrando entrava uma nova uva e safra, causando revolução no conjunto. Após entrar a última uva da safra 2021, deixamos o corte em repouso no tanque por quase um ano e meio. Agora, na iminência do lançamento deste corte, gostaríamos que esse vinho fosse uma homenagem a uma pessoa muito especial para o projeto Arte Líquida, CIRO DIAS, sogro, pai, avó, amigo de todos os envolvidos nesse projeto familiar. Seu Ciro, como é conhecido no Canela é uma pessoa de personalidade forte, mas, é mais conhecido ainda por outra característica, seu aperto de mão esmagador!! Não existe um homem na região que não se prepare bem antes de esticar a mão para seu Ciro pois sabe que a “mão de prensa” vai pegar. E quem não sabe, bem, acaba pagando por isso! Nos parecia quase lógico qual vinho teríamos de direcionar para essa homenagem, nosso tinto de prensa para seu Ciro “mão de prensa”. Gratidão Ciro Dias, por todo e incansável apoio que tem nos dado ao longo desses quatro anos, sempre disposto a nos ajudar independente do dia, horário e trabalho a ser realizado. Gratidão é o sentimento da equipe Arte Líquida por você.

Clique na imagem para abrir a ficha técnica >
ficha-tecnica-vinho-ciro-tinto-de-prensa-2021

Linha Ensaios 2021

Os vinhos da Linha Ensaios são vinhos joviais, leves, vinhos do ano e descomplicados, vinhos para serem consumidos a qualquer momento e em qualquer situação. Beba nossos tintos resfriados se assim preferir. Coloque no balde de gelo sem medo. Beba um tinto onde normalmente beberia um branco. Esqueça as regras e etiquetas.

 

A Linha Ensaios fala de alegria, aventura, ensaios, vinhos fáceis e descomplicados para todos os tipos de gostos e consumidores.

FESTA DE TINTAS
PINOT NOIR 

100% Pinot Noir. Corte de três safras: 2020, 2021 e 2022, com uvas provenientes de duas regiões distintas. Um tinto de verão, para ser bebido a uma temperatura mais baixa, no entanto, apresentando uma linda complexidade aromática. Festa de tintas foi o desejo de criar um tinto descontraído, leve, para se beber a qualquer momento. Pode ser bebido em um dia de calor em um balde de gelo, se assim se desejar ou, pode-se beber Festa de Tintas onde normalmente se beberia um vinho branco. Nada de regras ou taças especiais. O nome festa de tintas vem da inspiração de uma festa de bairro, onde os amigos se encontram para brindar e celebrar a vida. Neste caso, as uvas Pinot Noir de diferente anos e vinhedos se encontrando em uma garrafa para trazer, cada uma, suas características e diferenças, mas que, no final, trazem uma harmonia única a um tinto de celebração.

Clique na imagem para abrir a ficha técnica >
ficha-tecnica-vinho-festa-de-tintas-pinot-noir-2020-2021-2022
vinho-rose-de-corte-2021
ESGOTADO

ROSE DE CORTE 2021

Nossa primeira aventura com um vinho rose. Corte de três uvas: Cabernet Franc, Merlot e um pequeno toque de Goethe para temperar. Um vinho leve e refrescante, perfeito para um dia de calor. A linha Ensaios da Arte Líquida não estaria completa sem um Rose fresco e refrescante, nas safras 2019 e 2020, por questões de disponibilidade de uvas e características das mesmas, acabamos por não elaborar. A safra 2021 se mostrou um pouco complicada para algumas variedades, especialmente as de maturação intermediária. A variedade Merlot, dos nossos vinhedos na vinícola Stopassola, acabou não alcançando a maturidade necessária para elaborar um tinto, vinificamos esta uva para este Rose. Notamos que faltava ao Merlot Rose um pouco de tensão, uma acidez mais refrescante, separamos uma pequena quantidade de Cabernet Franc também vinificada em Rose e cortamos aproximadamente 7%. No entanto, ainda lhe faltava algo, um toque aromático, temperamos o corte com 3% de Goethe vinificada em branco, pronto, chegamos ao nosso Rose de Corte. Sabemos que este vinho é um “ensaio”, uma pequena loucura, no entanto, Arte Líquida também é isso, desapego de regras estabelecidas.

Clique na imagem para abrir a ficha técnica >
ficha-tecnica-vinho-rose-de-corte-2021
bottom of page